sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Tutorial – Montagem de slide-tape no Sony Vegas 8.0

Por Aurélio Araújo

Desenvolvido para a matéria CS405 – Educação e Tecnologia

Ministrada pelo Prof. José Armando Valente

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Este tutorial é parte do meu projeto de aprendizagem e ensino simultâneos. Por meio da minha própria experiência ao montar um vídeo slide-tape com a música “Para Abrir Os Olhos”, da banda brasileira Vanguart, pretendo ensinar outras pessoas a fazer slide-tapes no mesmo estilo do meu vídeo, usando o software Sony Vegas Pro 8.0.


Pré-produção


Para montar um slide-tape do mesmo modo que eu montei, é preciso primeiramente escolher uma música. A escolha da música é bastante importante, pois é ela que vai dar certo tom e ordenamento às fotografias, e não o contrário. Neste caso, muitas vezes, as palavras valerão mais que as imagens.













A escolha da canção-tema é sempre importante


Depois disso, é hora de produzir fotografias. Uma vez que já se tem a idéia da música em mente, ou seja, já se tem a essência do que se quer fazer, é preciso produzir fotografias ilustrativas. O melhor, nesses casos, é realmente se exercitar com a câmera (que, de preferência, deve ser digital, para facilitar a transposição das fotos para o computador no qual se vai trabalhar), e produzir inúmeras fotografias, mesmo que não se use, posteriormente, todas elas de fato.


Terminado esse processo, chegou a hora da seleção das fotografias que serão utilizadas. Agora sim, como se constatará, terá valido a pena produzir imagens excessivas, porque é melhor que elas sobrem do que seria se elas faltassem. A escolha deve ser conduzida com cuidado e, reforçando, o que deve vir em primeiro lugar como critério, antes mesmo da beleza das fotografias, é se a imagem realmente ilustra a música ou não.


Produção


Passemos então à parte na qual o trabalho realmente árduo começa. A primeira coisa a se fazer é, obviamente, constatar se o computador no qual se trabalhará possui o software Sony Vegas Pro 8.0. Se a resposta for negativa, não há problema: dezenas de site pela Internet possuem o download desse software, mesmo que em versão demonstrativa. Nas versões demonstrativas, o prazo que se tem para utilizar o programa é de 30 dias, ou seja, tempo mais do que suficiente para produzir um belo slide-tape.


Como eu baixei o software da internet, deixo aqui o site onde encontrei o download disponível: http://downloadtotal.nireblog.com/post/2008/01/07/sony-vegas-8-crack-video-aula. Há, entretanto, dezenas de outras opções.


Com o Sony Vegas Pro 8.0 já instalado, inicie o software. Um novo projeto se abrirá. A primeira coisa a fazer é colocar a música numa faixa de áudio, como se vê abaixo.




“Para Abrir os Olhos”, do Vanguart, como vista na faixa de áudio


Ela deverá ser exibida na forma de ondas, como se pode ver.


Depois disso, o próximo passo será colocar as fotografias na faixa de vídeo. Essa é uma opção pessoal, na verdade: existem pessoas que trabalham melhor colocando as fotografias uma a uma, já na ordem. No meu caso, preferi colocar todas que pretendia utilizar de uma vez na faixa de vídeo, para depois ir organizando-as. Desse modo, fui fazendo experiências para ver as que melhor se encaixavam em diferentes pedaços da música, e isso me foi bastante útil.




Fotografias espalhadas na faixa de vídeo


Uma dica interessante agora é a de aproximar as fotos, para trabalhar no seu ordenamento de maneira mais cuidadosa. Para fazer isso é simples, basta usar a rolagem do mouse quando se está na tela do software. Quanto mais a rolagem for usada para frente, maior grau de detalhamento das fotos será revelado, e quanto mais for usada para trás, mais você se afasta delas.


O próximo passo é trabalhar nos créditos iniciais. Eles devem aparecer antes que a música comece. Para fazer uma tela de crédito, é simples: basta selecionar “Insert” no menu superior, e lá, selecionar “Text Media”. Uma janela se abrirá com os dizeres “Sample Text”, que você poderá editar e mexer em coisas como fonte, tamanho de fonte, etc.











Caixa de edição de texto


A fonte que utilizei foi Rage Italic, em negrito, no tamanho 84. Em “Properties”, nessa janela de edição de texto, você pode alterar a cor do fundo em “Background Color”. Para atingir o tom de azul que consegui, a configuração é a seguinte:










Configuração ideal para um belo azul escuro


Para fazer novas telas de créditos iniciais semelhantes e evitar ter de passar por todo esse processo, há uma maneira mais simples: apenas clique com o botão direito do mouse na tela de crédito já criada e localizada na faixa de vídeo e selecione “Copy”; depois, em uma área livre da faixa de vídeo, selecione “Paste”, para colar. O software perguntará se você quer fazer uma tela independente daquela que foi copiada, e, como a resposta será sim, escolha “Create a new copy of the source media”. Os créditos finais devem ser feitos de maneira análoga.

Na montagem do slide-tape, a primeira fotografia deve estar alinhada exatamente onde começa a música. Assim, a primeira batida de ritmo já coincidirá com a primeira fotografia. O ideal de duração da exibição de cada fotografia é também uma escolha pessoal, não é muito interessante passar de dois ou três quadros para cada fotografia, nem fazer mais de uma fotografia por quadro, para dar certo dinamismo ao vídeo. É claro que, dependendo do trecho, pode-se alterar essas pequenas regras. Vejamos este exemplo:





Fotografias atravancadas: no ritmo da virada da bateria


Como se pode ver, no meio da imagem há três fotografias um tanto atravancadas, que aparecem em seqüência no vídeo de maneira bem rápida. Isso foi feito para conseguir um efeito de sincronia com a virada de bateria da música, e, em minha opinião, foi um recurso bastante interessante.


De qualquer modo, agora é a hora de usar a criatividade e dispor as fotografias na faixa de vídeo da maneira que bem entender. Lembrando que é possível sempre ter um preview de como está ficando ao clicar no ícone na forma de telinha acima da janela de exibição dos quadros parados do vídeo (ali onde aparece “Preview on External Monitor”:


















Preview: ideal para ver como está ficando seu trabalho


Uma última coisa a ser dita sobre a disposição das fotografias: para conseguir um efeito interessante de fade de uma para a outra, ou seja, para dar a impressão de que, na passagem de uma imagem à outra, ela se transforma na próxima, basta entrelaçar uma foto na outra, como no exemplo:





O segredo do efeito de fade



A zona com duas faixas azuis diagonais é onde as fotografias se “cruzam”. Colocando uma sobre a outra dessa maneira, o efeito de fade será alcançado. O único cuidado aqui é ver quanto uma foto penetra na outra: se for um tempo excessivo, a primeira imagem terá pouco destaque, e se for um tempo curto demais, o efeito ficará pouco aparente. O ideal é usar um fade que dure entre 0;07 e 0;16 segundos.


Pós-produção


Depois de montar o slide-tape ao seu prazer, e de revê-lo e acertá-lo da maneira exata como se deseja, chegou a hora de salvá-lo e transformá-lo num arquivo de vídeo para rodar fora do Sony Vegas Pro 8.0. Para isso, clique em “File” no menu superior e depois em “Render As...”.


















É hora de renderizar: estamos quase no fim


Deixe as opções da maneira que estão demonstradas e escolha um belo título para seu slide-tape. O software se encarregará, após o clique em “Salvar”, de fazer uma “renderização” do seu vídeo, e, quando esse processo terminar, ele estará pronto para rodar em qualquer lugar.


Agora, você terminou de fazer um slide-tape simples no Sony Vegas Pro 8.0. Exiba para os seus amigos e seja feliz. Aproveite que você já tem um pouco de experiência com o software e, da próxima vez, já tendo feito um vídeo experimental, faça algo mais ousado. Evoluir deve ser sempre a nossa meta.

Nenhum comentário: